Palavra do Presidente

Colegas Associados(a), 

ASABB, uma das primeiras associações de advogados de nível nacional, instituída concomitante à criação do Estatuto da Advocacia. Contou ao longo dos anos com inúmeros expoentes do mundo jurídico em seus quadros associativos, que atuam ou atuaram como Conselheiros da Ordem dos Advogados, Promotores, Juízes, Desembargadores, Ministros de Tribunais Superiores e que foi presidida por vários anos pelo atual Presidente do Conselho Federal da OAB, Dr. Claudio Pacheco Prates Lamachia.


A ASABB tem como missão institucional defender direitos dos advogados empregados do Banco do Brasil, ser uma indutora da cultura das letras jurídicas e atuar, juntamente com outras associações de mesma natureza, na concretização dos interesses e prerrogativas da advocacia estatal.


Importante frisar que atuamos lado a lado dos demais Colegas da Advocacia Estatal. Nesse sentido atuamos ao lado da Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal – ADVOCEF e outras Associações Co-irmãs, pela aprovação da Emenda Constitucional número 301/2016, que cria a Carreira de Advogado Estatal.

Fruto da caminhada vitoriosa da Advocacia Brasileira, devemos destacar a aprovação do novo Código de Processo Civil, que desfez qualquer dúvida de que nós, advogados, temos a titularidade aos honorários de sucumbência, ressaltou o seu caráter alimentar, equiparado ao crédito trabalhista, e criou parâmetros para evitar que nossa verba seja aviltada. 

São muitos os desafios a serem enfrentados em busca de adequadas condições de trabalho, com o devido pagamento pelo labor prestado, inclusive extraordinariamente, além da defesa dos honorários. 

Temos certeza de que os desafios serão superados, um a um, pois trabalharemos em conjunto para atingir nossos objetivos. 

Juntos somos fortes, Juntos somos a ASABB. 

Luiz Roberto Ferreira Vaz 

Presidente da ASABB